RADIOCORREDOR: Como montar e trasnmitir uma web rádio - saiba como

Translate

RÁDIO APOSENTADORIA

RADIO APOSENTADORIA - DICAS E ORIENTAÇÕES

AGENCIA

domingo, 16 de janeiro de 2011

Como montar e trasnmitir uma web rádio - saiba como

Muitas transmissões de áudio na web se limitam a usar as vozes dos locutores, sem nenhum tipo de efeito sonoro complementar.

Uma solução mais sofisticada é criar um programa de rádio ao vivo com vários debatedores e trilha sonora de fundo, com volume variável durante a transmissão.
Essa solução permite que o programa seja incrementado facilmente com músicas e efeitos sonoros, já que todos os sons tocados no PC são reproduzidos na transmissão.

Neste tutorial, mostraremos como fazer isso.
1. Hardware
Para montar a rádio, o utilizar uma mesa de som Behringer 1204FX de quatro canais e dois microfones de lapela profissionais. Vale observar que o tutorial pode ser feito apenas com microfones genéricos para computadores conectados diretamente à placa de som, mas a qualidade de áudio cairá brutalmente. Por isso, é altamente recomendado o uso de uma mesa de som e de microfones de boa qualidade.
Para receber o áudio da mesa, o Infolab usou uma placa de som Audigy 2 ZS, da Creative. Você pode usar outra placa de som, mas é fundamental que ela tenha o recurso de gravação “What you hear”, ou seja, a capacidade de gravar o áudio que sai nas caixas de som do computador.

2. Software
O único software necessário para montar a rádio é o Windows Media Encoder [download aqui], codificador gratuito da Microsoft. Além dele, deve-se ter uma conta em um provedor de streaming. Normalmente, esse tipo de serviço custa cerca de 100 reais mensais, com banda inicial em torno de 5 GB. Note que, quanto maior a popularidade do programa, mais banda é consumida. Por isso, caso sua rádio esteja fazendo muito sucesso, pode ser necessário pagar pela banda adicional.
3. Configuração de Áudio
O primeiro passo é se certificar de que a placa de som está recebendo o áudio da mesa corretamente. Ligue a mesa de som e abra os canais dos microfones. A seguir, na opção Sons e Dispositivos de Áudio do Painel de Controle, selecione a aba Voz e clique no botão Testar Hardware. Acompanhe o assistente para deixar os microfones com volume adequado para a transmissão.
4. Ativação do Windows Media Encoder
Com o áudio configurado, é hora de iniciar a transmissão. Instale e inicie o Windows Media Encoder. Na tela de abertura, escolha a opção Transmitir um evento ao vivo. Clique em OK. Na tela seguinte do assistente, selecione sua placa de som na opção Áudio e clique em Avançar. Surge a janela de método de difusão. Escolha a opção Envio para um servidor do Windows Media e clique no botão Avançar.

5. Dados do servidor
Aparece a janela em que devem ser informados o nome do servidor e o ponto de publicação. Aqui, você deve inserir as informações fornecidas pelo seu provedor de streaming. Com os dois campos preenchidos, clique em Avançar.
6. Qualidade do áudio
Surge a janela de codificação de áudio. Aqui, você deve definir a qualidade do áudio da rádio, escolhendo entre taxas de transferência de 11 Kbps até 135 Kbps.
Quanto maior a taxa, mais banda será consumida. Um valor mínimo de 70 Kbps é o bastante para obter uma qualidade de áudio decente. Clique em Avançar e, na tela seguinte, escolha o diretório em que será salvo o arquivo com a gravação da transmissão. Esse arquivo é gravado no padrão WMA, mas pode ser convertido facilmente para outros formatos com o auxílio de um programa de áudio.
7. Identificação da transmissão
Na janela seguinte, insira informações de identificação da transmissão, como Título e Autor. Esses dados são exibidos no Windows Media Player dos ouvintes. Clique em Avançar e a seguir em Concluir. O Windows Media Encoder iniciará a conexão com o servidor e você terá de informar o login e a senha do serviço. É possível que apareça um alerta sobre a falta de um ponto de publicação. Apenas clique OK e espere.

8. Seleção do áudio
Depois que o Windows Media Encoder faz a conexão com o servidor, o botão Iniciar Codificação é habilitado. Clique nele. Surge do lado esquerdo da tela um medidor de volume, e abaixo dele o botão Mixer. Clique no botão e dê OK nos dois alertas seguintes. Surge a tela de controles de gravação do Windows. Selecione a opção “What You Hear”. Assim, você transmitirá não só o áudio do microfone, mas qualquer som que esteja sendo executado no PC em qualquer momento. Agora, o indicador de volume é alterado pelo som do microfone oude qualquer outro efeito sonoro executado no computador. Abra uma música qualquer no Windows Media Player e note o efeito. Vale observar que nem todas as placas de som possuem o recurso “What You Hear”, e em alguns casos ele utiliza outro nome. O importante é que a placa esteja gravando todos os sons do PC, e não apenas o áudio que sai do microfone.
9. O Link
A rádio já está funcionando, com áudio vindo dos microfones e do computador. Agora você deve incluir um link em seu site, para que os ouvintes acessem a rádio. Basta usar a sintaxe abaixo.
Clique para ouvir a rádio

Nenhum comentário:

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Sua Rádio no Celular

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Comente no Face

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Linkd In